Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COGITO

PENSAR! PENSAR TAROUCA, O PAÍS, O MUNDO!

PENSAR! PENSAR TAROUCA, O PAÍS, O MUNDO!

"NOVELA" CRECHE DE TAROUCA - EPISÓDIOS FINAIS

Tarouca: a creche da câmara
 
Na edição anterior informámos que a PSB – Projectos Sociais nos Bombeiros, iria realizar uma assembleia geral, finda a qual nos seria transmitido o que os associados entendessem passar para o público. Estavam em causa diversas informações que pedimos à dita associação e que não foram respondidas.

Entretanto, recebemos a comunicação oficial da PSB da qual consta que na assembleia realizada no passado “dia 9 de Março último, foram aprovados por unanimidade todos os documentos e propostas apresentados à Assembleia”, mais tendo ficado deliberado que as eleições para os corpos sociais serão realizadas no dia 25 de Abril de 2012.

Foi também apresentado o regulamento da Creche, fixando-se que, no que respeita aos critérios de admissão, deverá ser tido em conta como “prioritário a admissão de crianças em situação de risco do ponto de vista familiar e/ou socioeconómico, bem como descendentes diretos de Bombeiros do Corpo Ativo e Dirigentes dos Bombeiros Voluntários de Tarouca.” A associação dos bombeiros espera dar início à sua gestão da creche logo que a Segurança Social dê a necessária autorização, prevendo-se que tal venha a ocorrer no início de Maio deste ano. A Comissão Administrativa da associação informou ainda que a creche terá o nome de Creche Social “ Cantinho Encantado”.

No mesmo comunicado escreve-se que neste momento a gestão pertence à Câmara Municipal, como aliás o NVR já tinha noticiado. Esta situação não é legal, mas compete à Segurança Social de Viseu intervir, o que até agora ainda não foi feito. Mas o NVR sabe que as relações entre a Câmara de tarouca e a direcção do instituto de Segurança Social de Viseu não são as melhores. E uma das razões terá a ver com a questão da creche.

Entretanto, a P.S.B. – Projectos Sociais nos Bombeiros, já apresentou na Segurança Social o devido pedido de funcionamento sob sua gestão. Também já foi pedido apoio na celebração do Protocolo de Cooperação.

A PSB refere ainda que, “das crianças do Concelho de Tarouca, em idade de frequentar Creche, 85% das crianças não estão em qualquer resposta social desta natureza, ou seja, só aproximadamente 15% estão a frequentar Creche.” Foram também identificadas 15 crianças filhos de Bombeiros e ”que estão em gestação, de casos conhecidos mais 7.” Portanto, a associação conta com as crianças que vão nascer para rentabilizar as instalações da creche. Não se sabe é se a Segurança Social vai aceitar esta situação. A PSB procura com estes números realçar a importância deste novo equipamento para Tarouca.

Lembramos que a creche da Santa Casa tem cerca de metade das vagas por preencher.
“Deverá salientar-se que Tarouca tem mais um equipamento excelente, que promoverá a integração social, o acesso mais fácil às famílias a custos socialmente comportáveis, criando condições favoráveis para o Universo dos Bombeiros”, salienta a PSB a terminar o seu comunicado.

 

In: "Notícias de Vila Real" (edição on-line 21/03/2012)

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Links

««««««««««

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D