Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COGITO

PENSAR! PENSAR TAROUCA, O PAÍS, O MUNDO!

PENSAR! PENSAR TAROUCA, O PAÍS, O MUNDO!

E assim vai o país… E assim vai Tarouca…

 

 

 

Que excitação vai na comunicação social com o caso do novo secretário de estado, Franquelim Alves. Temos mega reportagens, diretos, comentadores que discutem o assunto durante horas, enfim, (des)informação não nos falta. Mas será que o assunto merece tanto relevo?  Claro que não! Foi uma boa escolha técnica por parte do Ministério da Economia? Não sei! O tempo o dirá! Foi uma boa escolha política por parte do mesmo Ministério? Claro que não!

Mas será que já não chega? O secretário de estado foi acusado de alguma coisa? É arguido em algum processo? Há dúvidas relativamente ao facto de ter beneficiado financeiramente com os “esquemas” da SLN? Parece-me que não.

Curiosamente este é o mesmo país onde tivemos um primeiro-ministro que constantemente se via envolvido nos “esquemas”  do Freeport de Alcochete…

Curiosamente este também é o país onde o líder da oposição anda uma semana a responder aos jornalistas com a erudita questão “Qual é a pressa?”. Um líder da oposição, que sonha ser primeiro-ministro, mas que teve uma amnésia e esqueceu o passado, que não se afirma dentro do seu partido, que não se livra do foragido de Paris.

Este é também o país, onde a Comunicação Social faz tábua rasa disto tudo. Onde estão as reportagens, os comentadores a comentar o comentador da Quadratura do Círculo, que comentou tudo isto calado! Onde está a Comunicação Social? Será que lhe interessa mais um secretário de estado que o maior partido da oposição? Será que esta comunicação social está ao serviço dos portugueses? Parece-me que não!

Em Tarouca… que excitação vai num Blog …, quantos comentários sobre a pseudo ilegalidade da Arquiteta Susana como Vereadora da Câmara Municipal? Quantos boatos sobre pseudo candidatos? Tantas opiniões sobre este e aquele? … e tão poucos comentários, no mesmo Blog, sobre assuntos sérios como a fatura da água.

Eu sou adepto dos blogs, principalmente em locais como Tarouca onde não há outros veículos de difusão de informação, mas têm que ser minimamente controlados. Não se pode publicar, por publicar, não se pode linchar pessoas na praça pública, sem se saber o que se está a dizer. Claro que estamos a pouco mais de 6 meses das eleições autárquicas, mas não vale tudo. Discutam-se os candidatos assumidos. Discuta-se o que cada um já fez de bem e de mal na sua vida pública, e até na sua vida profissional, se esta for relevante para a pública, discutam-se as mais valias de uns e de outros, discutam-se ideias, projetos, discuta-se quem já fez mais por Tarouca, mas com a clarividência de perceber que nem só na política se faz alguma coisa por uma terra… discuta-se, mas pense-se sempre que por dentro de cada candidato está um homem ou uma mulher e não uma pedra, e por isso, discuta-se …, discorde-se …, mas com elevação!

5 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Assunção Monteiro 15.02.2013 15:19

    Boa Tarde!

    Registo com agrado que está de volta à moderação do seu prestigiado e LIVRE blog!

    Nada me custa concordar com o teor dos comentários ao post; quanto ao post em si, tenho as mesmas reservas que a ProfAnónima e ainda quando diz que concorda com blog`s minimamente "controlados". A este propósito, sugiro mesmo que esclareça rapidamente e cabalmente esta expressão pois neste momento paira no ar a ideia que o Sr Professor defende o regresso do lápis azul do tempo da outra senhora!(=censura)

    Abraço Blogueiro!
    Assunção Monteiro

    PS(D): A justificação prá falta de comentários no post do aumento da água, tanto pode ser que ninguém os tenha feito ou então que não tenham chegado ao seu destino, pois nesse período de tempo muitos dos meus comentários perdiam-se pelo caminho, pelo que foi pedir apoio técnico ao espaço net de Lamego.
  • Imagem de perfil

    Luís Sarmento 15.02.2013 20:32

    Caras Professora Anónima e Dra. Assunção Monteiro.
    Em primeiro lugar quero agradecer os adjetivos que utilizaram para caracterizar o meu Blog. Em segundo lugar quero deixar aqui algumas correções ao que as Sras escreveram:
    1 - O MEU Blog chama-se Cogito (do latim "cogitare", pensar ...) e não Cogitos (ainda por cima cometem as duas o mesmo erro...);
    2 - O MEU Blog adormece e acorda quando o seu moderador (EU) assim o entender. Como o Blog se destina a escrever o que eu penso e, pese embora eu pense todos os dias, apenas escrevo quando me apetece, quando quero, quando tenho tempo, enfim, quando me dá na "real gana". Aliás prefiro escrever pouco e até não ser visitado do que escrever muito, nomeadamente sobre boatos, para trabalhar apenas para as visualizações (audiências);
    3 - O MEU Blog tem um moderador assumido (EU), que como o próprio nome indica, modero o Blog como me apetece e de acordo com a ética do mesmo. Portanto, só publico os comentários que considero oportunos e estão de acordo com a ética que eu defini. Moderar não é censurar, mas mesmo que fosse, o Blog ´
    e meu, não é nenhum meio de comunicação social, é um BLOG e tem um dono (EU). Mas já agora deixo uma questão - Quando num Post recente dizia (uma das Sras., não interessa...) que não aceitava mais comentários sobre o Prof. Eduardo e de mais não sei quem ... estava a censurar ou a moderar?, de que cor era o lápis que usou?, é que no Taroucando não se nota ...;
    4 - Precisamente porque o BLOG é meu e pretende traduzir o meu pensamento, lamento Caras Sras., mas o que eu escrevi é o que eu penso, se não concordam, paciência, é essa uma das regras básicas da Democracia;
    5 - Quando refiro que é melhor discutir os projetos dos candidatos, é óbvio que me refiro apenas ao que já é conhecido e neste caso se resume a uma coisa muito simples: temos 2 candidatos assumidos, um representa a continuidade, outro a mudança. O que pretendem os tarouquenses???
    6 - Toda a gente que me conhece, sabe também da minha filiação partidária e embora o meu BLOG seja apartidário, é óbvio que as minhas reflexões estão de acordo também com o meu pensamento político, nem outra coisa seria de esperar...
    Pronto, Sras. Professoras continuem a fazer o Vosso trabalho no Taroucando, que eu irei fazer o que me apetecer com o Cogito...
  • Sem imagem de perfil

    ProfAnónima 17.02.2013 19:37

    O TAROUCAndo TAMBÉM TEM A SUA LINHA EDITORIAL!

    Caro Moderador do Cogito(s)!

    Caso não saiba, já andamos às voltas com o TAROUCAndo há ano e meio!

    Durante este tempo já cometemos alguns erros, mas como poderá verificar, logo que deles nos apercebemos logo os corrigimos e pedimos desculpas aos "lesados".

    Veja, até este momento já publicámos mais de 5 mil comentários, sendo que 80% eram informações/notícias (muitas delas dadas em 1ª mão) e só tivemos que corrigir 2/3.

    E ISTO PORQUÊ?!

    Porque não fazemos textos nem produzimos comentários, com assuntos sérios, só com base no diz que disse: nós vamos à fonte...nós moderamos!

    Acredite que, neste momento, já temos bastantes colaboradores que nos dão as informações oralmente ou por escrito, sob anonimato ou usando um pseudonimo.

    Acha que teriamos tantas visualizações se andassemos aqui permanentemente a corrigir informações/notícias?! (a dizer mentiras, entenda-se)

    Quanto às VISUALIZAÇÕES, como certamente saberá, um blog onde não tem associada publicidade, o número de visualizações servem principalmente pelos fedbaks que nos dão!(se muitas, aumenta o sentido de responsabilidade)

    Mais, se andassemos aqui apenas a "trabalhar" prás audiências...publicariamos tudo que aqui nos chega e logo elas duplicariam!(comentários com acusações sem nexo, comentários onde alguém procura a todo o custo parecer o patinho feio, são alguns dos exemplos que fariam as delicias de mais algumas pessoas, mas não os publicamos)

    Quanto a "CORES", devo dizer que também nós temos as nossas (que no desporto até são o verde e branco), mas isso não nos impede de abrir o TAROUCAndo a OUTRAS CORES, pois entendemos que o debate de ideias só pode trazer beneficios prá Democracia! Mais, entendemos que só desta forma estamos a ser fiéis à n/linha editorial!Pois.

    Aliás, a respeito de DEBATES espera-se que desta vez os candidatos à Câmara de Tarouca não recusem/não temam os debates nas rádios, como em 2009!(nesse ano apena UM candidato se mostrou disponivel prós debates radiofónicos!)

    Abraço Blogueiro!
    ProfAnónima

    INFORMAÇÃO IMPORTANTE: O seu COGITOS tem um editorial de ética e propositos (que eu respeito), mas o MEU TAROUCAndo também o tem. Relativamente ao PROPOSITOS, o TAROUCANDO nunca escondeu que queria ser UM ESPAÇO ABERTO onde os tarouquenses pudessem fazer os seus elogios, as suas denúncias ou tão simplesmente pudessem colocar as suas dúvidas, tentando assim minorar a falta de um verdadeiro jornal local! (e tudo isto,sem que ninguém aqui tivesse a pretensão de ser jornalista)
  • Sem imagem de perfil

    ProfAnónima 21.02.2013 20:35

    Caro Prof. Luis Sarmento!

    A malta do TAROUCAndo não vê na moderação de um blog um trabalho, mas tão-somente um hobby: algo que se pode fazer nos tempos livres. Sim, porque uns gostam de ver novelas, outros futebol, etc e outros gostam de participar em blogues.

    Também penso que o COGITO e o TAROUCAndo são blogues diferentes e...não apenas nas imagens.
    Digamos que o meu TAROUCAndo é mais popular (mais popular e não populuxo), enquanto que o seu COGITO é maus erudito, sem ser pretensioso, pelo que o admiro!(pena é que produza tão pouco).

    Quero ainda agradecer o conselho que me deu. Mas vou ter que o retribuir, pois neste momento o Sr Professor parece-me MUITO mais zangado do que eu!(e a zanga faz mal a toda a gente...).

    Abaço Blogueiro!
    ProfAnónima

    PS(D):Penso que está a confundir "boatos" com "dúvidas" (ainda que estas possam resultar de um boato. Continuo a achar que a questão da existência de politicos ilegais na câmara devia ser bem esclarecida pra que não continuassem a esxistir quaisquer dúvidas na cabeça dos cidadãos/futuros eleitores(ponto)

    AGRADEÇO QUE ANULE O COMENTÁRIO ANTERIOR, QUE PARTIU "NÃO EDITADO"!MUITO OBRIGADA!
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Sigam-me

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Links

    ««««««««««

    Arquivo

    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2012
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2011
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2010
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D