Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COGITO

PENSAR! PENSAR TAROUCA, O PAÍS, O MUNDO!

PENSAR! PENSAR TAROUCA, O PAÍS, O MUNDO!

"NOVELA" CRECHE DE TAROUCA - EPISÓDIOS FINAIS

Tarouca: a creche da câmara
 
Na edição anterior informámos que a PSB – Projectos Sociais nos Bombeiros, iria realizar uma assembleia geral, finda a qual nos seria transmitido o que os associados entendessem passar para o público. Estavam em causa diversas informações que pedimos à dita associação e que não foram respondidas.

Entretanto, recebemos a comunicação oficial da PSB da qual consta que na assembleia realizada no passado “dia 9 de Março último, foram aprovados por unanimidade todos os documentos e propostas apresentados à Assembleia”, mais tendo ficado deliberado que as eleições para os corpos sociais serão realizadas no dia 25 de Abril de 2012.

Foi também apresentado o regulamento da Creche, fixando-se que, no que respeita aos critérios de admissão, deverá ser tido em conta como “prioritário a admissão de crianças em situação de risco do ponto de vista familiar e/ou socioeconómico, bem como descendentes diretos de Bombeiros do Corpo Ativo e Dirigentes dos Bombeiros Voluntários de Tarouca.” A associação dos bombeiros espera dar início à sua gestão da creche logo que a Segurança Social dê a necessária autorização, prevendo-se que tal venha a ocorrer no início de Maio deste ano. A Comissão Administrativa da associação informou ainda que a creche terá o nome de Creche Social “ Cantinho Encantado”.

No mesmo comunicado escreve-se que neste momento a gestão pertence à Câmara Municipal, como aliás o NVR já tinha noticiado. Esta situação não é legal, mas compete à Segurança Social de Viseu intervir, o que até agora ainda não foi feito. Mas o NVR sabe que as relações entre a Câmara de tarouca e a direcção do instituto de Segurança Social de Viseu não são as melhores. E uma das razões terá a ver com a questão da creche.

Entretanto, a P.S.B. – Projectos Sociais nos Bombeiros, já apresentou na Segurança Social o devido pedido de funcionamento sob sua gestão. Também já foi pedido apoio na celebração do Protocolo de Cooperação.

A PSB refere ainda que, “das crianças do Concelho de Tarouca, em idade de frequentar Creche, 85% das crianças não estão em qualquer resposta social desta natureza, ou seja, só aproximadamente 15% estão a frequentar Creche.” Foram também identificadas 15 crianças filhos de Bombeiros e ”que estão em gestação, de casos conhecidos mais 7.” Portanto, a associação conta com as crianças que vão nascer para rentabilizar as instalações da creche. Não se sabe é se a Segurança Social vai aceitar esta situação. A PSB procura com estes números realçar a importância deste novo equipamento para Tarouca.

Lembramos que a creche da Santa Casa tem cerca de metade das vagas por preencher.
“Deverá salientar-se que Tarouca tem mais um equipamento excelente, que promoverá a integração social, o acesso mais fácil às famílias a custos socialmente comportáveis, criando condições favoráveis para o Universo dos Bombeiros”, salienta a PSB a terminar o seu comunicado.

 

In: "Notícias de Vila Real" (edição on-line 21/03/2012)

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

««««««««««

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D